Barraca de camping Mor LUNA 7 - Review completo e projeto de melhorias

A primeira noite sob as estrelas, numa barraca de camping

com a família, hum... A gente nunca esquece. 

Barraca Mor Luna 7 a primeira barraca de camping da nossa família
Barraca Mor Luna 7 (3,00m x 3,00m x 1,80m).

A nossa querida "LUNA", como as crianças a chamam, fez parte de uma linda página em nossa história. Ainda hoje, quando pegava a barraca para tirar umas fotos, meu filho de 5 anos correu entusiasmado em minha direção, e disse como que comemorando:
— Vamos acampar de barraca de novo!
Hum, dessa vez precisei tirar essa alegria dele.
—Não, filho, hoje não. Vou apenas tirar umas fotos.
— Ah, pai...
Nesta pequena interjeição percebi a emoção dele. E quão intensa é a vontade dele por acampar de novo.

Bom, quando a encomenda chegou pelo correio, a primeira coisa que percebi diferente, foi o peso da sacola. Para uma barraca tão grande, com tanto tecido, eu esperava mais. São 5,2 Kg de emoções condensadas.

Apenas para termos uma ideia de comparação, a barraca Montana 6P (da Echolife) pesa 5,6 Kg, a barraca Brava 6 (da Mormaii) pesa 6 Kg, e a barraca Vênus 6P (da Guepardo) pesa 6,4 Kg. Todos modelos de barraca de camping do tipo iglu, com arquitetura de construção semelhante, e medidas 3,00m x 3,00m x 1,80m. Isto é, dentre os modelos de sua categoria, a barraca Luna 7 é a mais leve.

Se isso é bom ou ruim? Hum... Vai depender das variáveis que você considerar. Sob uma determinada ótica, pode ser considerado como uma coisa boa. Sob outra determinada ótica, ruim.

barraca de camping Mor Luna 7 embalagem
Tudo o que vem dentro da sacola da barraca Mor Luna 7.

Os Espeques da Barraca Mor Luna 7


Começando da esquerda para a direita na imagem acima, temos em primeiro lugar, as estacas (ou espeques). São 14 unidades, com 16 cm cada. Sendo 4 unidades para o piso, 6 unidades para fixar as beiradas do sobre-teto no chão, e mais 4 extras para as "cordinhas" do sobreteto.

Essas estacas são de aço, mas são fáceis de entortar. Dá para fazer isso com a mão. Então, vale um cuidado ao manusear. Para terrenos muito fofos, como areia da praia, talvez não segure a contento, pois são bem curtas. É questão de fazer um teste antes.

Barraca de camping mor Luna 7 estacas
Depois do uso, é importante limpá-las. Segundo o fabricante, elas enferrujam.

Mesmo não sendo os espeques mais robustos que eu já tenha visto, funcionaram bem na grama. Eu achei que fosse ter mais problemas com isso, mas não tive.

Curiosamente, a maior questão que precisei lidar, não foi por causa do tamanho dessas estacas, nem por causa da sua fragilidade em entortar. Mas pelo fato desse tipo de espeque girar em torno do seu eixo com alguma facilidade. Por ser basicamente um cilindro com uma parte curva na ponta, quando enterrada, ainda que seja comprida e resistente, ele pode girar em torno do seu eixo, bastando para isso, um pequeno esforço na ponta curva da estaca. E, isso acontecendo, faz o que estiver presa a ela, se soltar.

Barraca de camping Mor Luna 7 estaca
Dependendo do terreno onde você for acampar, talvez seja importante um jogo extra de espeques com outras características funcionais.

Por duas vezes, uma parte do sobreteto se soltou sozinho. Quando fui verificar, a estaca permanecia bem enterrada, mas com um pequeno giro em torno do seu eixo, provocado pelo vento no sobreteto. Por isso, a amarra simplesmente deslizou e escapou. Para resolver essa questão ali, procurei enterrar até mesmo a ponta curva do espeque. Mas isso é uma "gambiarra" e não é bem a minha preferência. Há no mercado, outros tipos de espeques, com outro design, e que não giram em torno do próprio eixo.

Por outro lado, esse tipo de ocorrência não aconteceu em todas as estacas enterradas. Apenas em uma (mas duas vezes). Então, posso dizer que elas, as estacas (ou os espeques), no contexto em que foram empregadas, cumpriram o seu papel. Mas é bom conhecer os limites dos nossos equipamentos, e alternativas para lidar com isso.

As Varetas de Fibra de Vidro da Barraca Mor Luna 7


São 3 grupamentos de varetas de fibra de vidro, com um acabamento em aço. Elas são ocas e existe um elástico passando por dentro de cada grupamento. Apesar de não ser especificado pelo fabricante, a espessura das varetas é de 9,5 mm (é só medir). A mesma espessura das varetas da barraca Brava 6P (da Mormaii). E apenas 0,5 mm menor do que as varetas da Vênus 6P (da Guepardo). Isto é, a espessura das varetas desses três modelos de barracas de camping, são praticamente a mesma.


Barraca de camping mor luna 7 varetas de fibra de vidro
As varetas de sustentação da barraca Mor Luna 7, talvez um item que não deixe a desejar.

Os elásticos interligando as várias varetas de cada haste são um excelente recurso para não se perder as partes. E também para manter tudo organizado e não misturar qual vareta/haste é de onde. Quando montadas, as varetas ficam presas umas às outras não por força desse elástico interno, mas pela tensão entre os pontos de fixação no piso e pela envergadura que se forma.

Barraca Mor Luna 7 elástico nas varetas
Esse elástico dentro das varetas ajuda bastante.

Tudo pronto para levantar a barraca. O piso (habitáculo) estendido no chão. As varetas encaixadas umas nas outras e posicionadas em seus devidos lugares. As hastes principais, cada uma delas, tem quase 6 m de comprimento. A haste menor, que serve para firmar a parte frontal e a parte traseira do sobreteto, tem 2,5 m. Essas estruturas são bem flexíveis, e o que vai dar a firmeza de toda a estrutura é justamente o peso do habitáculo preso nessas varetas em "x".

Barraca de camping mor luna 7 varetas em fibra de vidro
São 2 hastes de quase 6 m, e uma haste de 2,5 m.

É bem simples prender as hastes de fibra de vidro no piso, veja a imagem abaixo. Num primeiro momento, achamos que fosse escapar com qualquer coisinha, e que a barraca iria desmoronar. É só encaixado! Mas o quarto fica todo preso nessas varetas de fibra de vidro. E o peso do próprio habitáculo força as hastes em direção ao orifício do encaixe. Somado a isso, também há a tensão que o sobreteto faz para baixo. Resultado: as varetas de fibra de vidro ficam bem firmes e não precisamos ter medo.

Barraca de camping Mor Luna 7 encaixe das varetas de fibra de vodro
Uma proposta muito simples mas extremamente eficiente.

No anel plástico dessa estrutura, se necessário, podemos fincar dois ou mais espeques para reforçar a fixação do piso no terreno. Se a barraca for assolada por ventos fortes e constantes, e se o terreno for fofo, como acontece quando a barraca está na areia de uma praia, estacas extras podem ser de suma importância para a boa saúde do seu acampamento.

O Habitáculo da Barraca Mor Luna 7 


Apresenta uma área telada muito generosa. Muito generosa mesmo. E essa é uma das principais vantagens desse modelo: a ventilação. Quando estávamos deitados, as crianças todas dormindo, podia sentir uma leve brisa no rosto. Brisa dentro de uma barraca com tudo fechado? Isso não é algo muito fácil de acontecer.

Para lugares quentes, uma tremenda vantagem, pois a barraca troca calor facilmente com o exterior. Com o fato dela permitir uma boa troca de ar, as pessoas também não ficam respirando aquele bafo viciado o tempo todo. Por outro lado, para acampamentos de inverno, essa característica talvez obrigue a alguns cuidados extras contra o frio.

Barraca de camping Mor Luna 7 quarto
Proposta de um ambiente bem ventilado.

Ela vem com um acesso frontal bem amplo em forma de "U" e uma grande janela na parte traseira da barraca (em forma de "U" invertido). Dois bolsos para pequenos objetos nas laterais internas, e toda a parte acima da porta com tela.

Tirando a parte das telas, o habitáculo é todo em tecido poliéster, sendo as parte frontais e traseiras com tratamento de impermeabilização. Nas informações técnicas do produto, não encontramos a gramatura do tecido poliéster, mas não deve ser 190T. O poliéster empregado na barraca Luna 7 é bem fino. Talvez seja o poliéster 170. Daí, um dos motivos da Luna 7 ser tão leve quando na embalagem.

Barraca de camping Mor Luna 7 janela traseira telada
O zíper da janela fica protegido da chuva. Essa parte mais escura em torno da janela o esconde.

O piso, segundo o fabricante, é de polietileno. E na nossa experiência, não houve nenhuma intercorrência. Choveu toda a noite, cerca de 12 h seguidas, mas não evidenciamos nenhum vazamento ou entrada de água que tenha ocorrido pelo piso (que estava posto diretamente sobre a grama).

As costuras são viradas para dentro para minimizar a chance de entrar água por elas. Mas quando a estrutura fica montada, e os tecidos tensionados, uma pequena parte dos fios das costuras acabam ficando expostos ao exterior. E, por aí, a água acessa o interior por capilaridade. Não é uma quantidade muito grande de água que entra, mas não é algo que queiramos. Durante toda uma noite de chuvas, na nossa experiência, entrou o equivalente a um copo de 200 ml de água. Veja a imagem abaixo.

Barraca de camping Mor Luna 7 costuras viradas para dentro
Interface entre o piso e o tecido de poliéster. Com os fios da costura aparentes. E sujeitos ao efeito de capilaridade.

Uma das soluções possíveis (de baixo custo) para solucionar a questão da imagem acima, seria selar essa costura com uma fita Silver Tape preta (ou outra cor da sua preferência). Essa fita apresenta uma aderência excelente, é impermeável, e muito resistente. Apesar do  nome "Silver" (prata) no nome, ela pode ser encontrada em várias cores diferentes, inclusive transparente.

Barraca de camping Mor Luna 7 tela e zíper
Detalhes do zíper e da malha da tela.

Toda a região do zíper apresenta costuras duplas, mas vulneráveis quando em contato com a água da chuva. A passagem da água para o interior pelo zíper (e suas costuras) não é imediato. A região vai ficando cada vez mais úmida pelo lado de dentro, até que gotículas começam a escorrer para dentro. O modelo da Mor, a Luna 8, vem com uma proteção contra as chuvas para o zíper. Mas o mesmo não acontece nas versões menores do que a Luna 8.

Para equacionar essa questão, pode-se pensar em instalar uma capa protetora para o zíper e/ou selar essas costuras cuidadosamente com seladores líquidos, ou mesmo com uma Silver Tape transparente. Vai depender da criatividade de quem estiver tentando resolver isso de verdade.

A trama das telas empregadas na barraca Luna 7 são mais abertas do que a trama das telas do tipo NO-SEE-UM. E isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. Mas como assim?

Uma tela mosquiteiro com a trama mais aberta, permite uma melhor passagem de ar, ao mesmo tempo em que insetos muito pequenos também. Já as telas mosquiteiros com a trama mais fechada, as do tipo NO-SEE-UM, dificultam a passagem de ar mais do que as telas "normais", mas também barram muito mais insetos em função do tamanho.

Em nossa experiência, a tela ser NO-SEE-UM ou não, não fez tanta diferença assim (por causa de insetos). Nenhum mosquito entrou para atrapalhar o sono. Mas fez muita diferença em proporcionar melhor ventilação.

As Dimensões Reais da Barraca Mor Luna 7


Oficialmente, o fabricante descreve a Luna 7 como tendo 3,00 m x 3,00 m x 1,80 m. Ou seja, 3 metros de largura, 3 metros de comprimento, por 1,80 metros de altura. Logo imaginamos serem estas as medidas da parte interna da barraca. Mas não é bem assim...

Para certificarmos isso, foi preciso um cuidado muito grande para montar a barraca corretamente. Isto é, com tudo muito bem esticado, mas sem rasgar ou danificar o equipamento. Faço referência a isso, porque na internet vemos uma grande quantidade de imagens e vídeos, nos quais as barracas foram montadas mas deixaram muito a desejar. Ou ficaram frouxas, tortas, sem as devidas amarrações, ou a pessoa esticou em demasia e rasgou o tecido ou o zíper. Bom, vamos lá...

A primeira coisa que descobrimos, é que a barraca não é exatamente 3,00 m x 3,00 m. Esse é um valor nominal.

Barraca de camping Mor Luna 7 dimensões reais
Dimensões reais do habitáculo da barraca Mor Luna 7.

Por mais que tenhamos esticado o piso, até quase começar a rasgar nas costuras, a barraca Luna 7 não alcançou os 3 m das especificações dela. O máximo que conseguimos, sem danificar o equipamento, foi deixar o habitáculo com 2,85 m de lado. Faltaram 15 cm em cada lado para alcançarmos o valor nominal da barraca. Ou seja, um "erro" de 5% por lado. E isso é muita coisa.

Mas, na realidade, a barraca de camping Mor Luna 7 não tem um habitáculo de 3,00m x 3,00m. Mas sim, 2,85m x 2,85m. Os 3 metros são alcançados quando consideramos a partir do ponto de fixação do espeque. Veja a imagem abaixo.

Barraca de camping Mor Luna 7 dimensões verdadeiras
Dimensões reais do habitáculo da barraca Mor Luna 7.

Então, a barraca Luna 7 tem a dimensão nominal de 3 m x 3 m. Mas, internamente, é um pouco menor do que isso, cerca de 15 cm. Ou seja, 2,85 m x 2,85 m.

A altura do habitáculo corresponde ao valor nominal de 1,80 m. Mas a altura externa, considerando o encontro das hastes de fibra de vidro, é de 1,85 m (maior do que o valor nominal).

Essas diferenças entre o valor nominal descrito nas especificações técnicas, e as dimensões reais da barraca montada corretamente, são mais comuns do que imaginamos. Poucos fabricantes discriminam as dimensões de forma tão detalhada a ponto de incluir os valores nominais e os reais de montagem em campo.

O Sobreteto da Barraca Mor Luna 7


Segundo o fabricante, o sobreteto da barraca de camping Mor Luna 7 suporta chuvas equivalentes a uma coluna d'água de 800 mm. Esse valor, no mundo das barracas, não é dos maiores. Há modelos com 1000 mm, 1500 mm, 2000 mm, ou até mais (assim como há modelos com menos do que 800 mm). Normalmente, quanto maior a coluna d'água na especificação de uma barraca, maior a sua condição de permanecer impermeável numa chuva, e maior o seu preço.

Na prática, com relação ao modelo Mor Luna 7, significa dizer que é um equipamento que não foi concebido para enfrentar chuvas fortes e contínuas. Na própria embalagem, na sacola da barraca, existe uma citação bem curiosa:
"Em caso de chuva e vento forte, feche o produto imediatamente pois poderá ocasionar danos."
O mínimo que podemos pensar sobre isso, é: como assim?

Barraca de camping Mor Luna 7 sobreteto de poliéster
Sobreteto de poliéster da barraca Mor Luna 7.

Considerar a coluna d'água de uma barraca (800 mm ou outro valor que seja) como a única variável envolvida para que um equipamento tenha um bom rendimento sob chuvas, é um erro. A primeira coisa que precisamos nos ater, é promover uma montagem adequada. Usar todos os cordeletes, angular e fincar corretamente os espeques, esticar adequadamente o piso, tensionar corretamente o sobreteto, minimizar a possibilidade do sobreteto encostar no habitáculo, são todas coisas básicas, mas imensamente negligenciadas. E se não estivermos atentos a isso, o rendimento da barraca pode cair muito.

Agora, um ponto alto de todas as barracas da linha Luna: as cores prata e azul do sobreteto. O fabricante garante que a barraca Mor Luna 7 proporciona um FPS = 100 (Fator de Proteção Solar). E isso é realmente notável. A cor prateada acaba refletindo grande parte da luz solar e, combinado com o azul escuro da face interna do sobreteto, temos um ambiente interno relativamente escurinho e fresco. Muito mais do que outras barracas que já conheci (e mais caras).

Barraca de camping Mor Luna 7 sobreteto prata e azul
A face prateada do sobreteto reflete grande parte da luz solar incidente e minimiza o calor interno.

Lembrando que a barraca já é bem ventilada por causa da sua estrutura arquitetônica e das telas mosquiteiros de trama mais grossa (do que as NO-SEE-UM), essa opção por uma face refletora no sobreteto torna o modelo muito propício para acampamentos onde haja grande calor e incidência de energia solar direta.

A barraca já é bem ventilada, por causa da sua estrutura de construção e pela trama mais grossa das telas e, somado a isso, ainda há essa característica de reflexão da luz solar pela face prata do sobreteto. Dessa forma, o resultado é um conjunto bem eficiente no quesito "conforto térmico", seja em dias quentes, ou em acampamentos com incidência direta do sol por tempos prolongados (como numa praia).

Barraca de camping Mor Luna 7 pontos internos de amarração do sobreteto
Nas setas. os 5 pontos de fixação do sobreteto nas hastes de fibra de vidro da barraca.

Na maioria das barracas, e na Luna 7 não é diferente, há fitas na parte interna do sobreteto pensadas para prender o próprio sobreteto nas hastes de fibra de vidro da estrutura. Normalmente são em número de cinco, quatro nas laterais (como indicado na imagem acima), e uma no que seria o topo do sobreteto. Essas pequenas fitas internas ao sobreteto parecem não ter valor algum mas, na prática, ajudam muito a estabilizar não só o sobreteto, mas toda a barraca. Aproveite bem esse recurso.

Um grande desafio para as barracas, é fazer com que o sobreteto não encoste no habitáculo. Isso passa a ser especialmente difícil, se sua barraca iglu tiver 1,80 m de altura ou mais. Por mais que tomemos cuidado, e estiquemos bem o sobreteto, e armemos corretamente a barraca como um todo, é muito fácil um pequeno vento movimentar essas estruturas e elas se encostarem.

E se houver qualquer umidade na parte interna do sobreteto, seja por causa da condensação, ou porque a água da chuva está vencendo a impermeabilização e atravessando o sobreteto diretamente (ou pelas costuras), fica como na imagem abaixo. Veja:

Barraca de camping Mor Luna 7 sobreteto molhado
Um desafio para qualquer barraca, evitar que o sobreteto encoste nas paredes do habitáculo.

E isso pode vir a se tornar um problema. Claro, esse não é um privilégio da barraca Mor Luna 7. Qualquer barraca pode enfrentar esse problema dessa mesma forma.

E para enfrentar essa questão com recursos "vindos de fábrica", temos apenas montar a barraca realmente da forma correta, e esticar bem o sobreteto (claro, sem rasgá-lo).

Considerações Finais Sobre Barraca Mor Luna 7


Dentre os outros modelos citados neste post, a barraca Mor Luna 7 é o modelo mais barato. Mas, para conseguir um preço tão competitivo, o fabricante optou por características em seus materiais que fazem desta barraca um equipamento pouco resistente a esforços mecânicos, e pouco resistente às chuvas médias e fortes, especialmente se forem prolongadas.

É um modelo bem ventilado, portanto indicado para climas quentes. Se o clima for quente e seco, melhor ainda. Mas isso não inviabiliza o uso desta barraca em situações de frio, estando protegido por outros equipamentos adequados ao frio (como roupas, isolantes térmicos, sacos de dormir, etc).

Para um casal e três filhos, o espaço é bem razoável. Apesar de não alcançar os 3,00 m x3,00 m, o habitáculo com 2,85 m de lado abriga bem 5 pessoas mais alguns pertences.

No momento, as barracas da linha "Luna" não apresentam nenhum acesso especial para um cabo de AC. Mas é possível adaptá-lo facilmente passando-o pela porta.

Barraca de camping Mor Luna 7 com luz
Fios passando (cuidadosamente) pela porta da barraca Mor Luna 7 para a iluminação.

Se nós recomendamos o produto? Sim. Claro. Nem todas as pessoas vão estar sujeitas à condições que ultrapassem os limites desse equipamento. Mas, por precaução, seria bom implementar algumas melhorias simples que vamos tratar abaixo. Isso pode fazer bastante diferença e aumentar muito a condição da barraca suportar chuvas mais fortes e contínuas. E esse vai ser o assunto do nosso projeto de melhorias da Mor Luna 7.

PROJETO DE MELHORIAS

Customização da barraca de camping Mor Luna 7


1) Selar todas as costuras. Apenas a parte superior do sobreteto vem selada de fábrica. Veja, na imagem abaixo, as regiões seladas de fábrica e as regiões que precisariam ser seladas para aumentar a resistência às chuvas pela barraca.

Barraca de camping Mor Luna 7 melhorias 1
As linhas pontilhadas são pontos que podem ser customizadas.

A linha pontilhada em vermelho, representa uma região que não precisa ser selada. Mas se esta região receber um reforço para a resistência mecânica, ficaria muito melhor. Essa parte do poliéster do sobreteto é tensionada pelos elásticos de fixação na grama, e eles ficam no limite de rasgar. Há, no Youtube, vídeos onde o usuário acabou rasgando o sobreteto bem nesse lugar. E, realmente, todo o cuidado é pouco com essa questão.

Tanto a selagem das costuras, como o reforço mecânico no tecido do sobreteto, podem ser feitos com a aplicação de uma fita Silver Tape, por exemplo. Como este tipo de procedimento vai ocorrer do lado de dentro sobreteto, a fita pode ser de qualquer cor (ou mesmo transparente).

Barraca de camping Mor Luna 7 customização
Devemos dedicar atenção a todas as costuras, principalmente as com contato direto com a chuva.

Customizar a barraca não é algo muito difícil, mas é trabalhoso e requer um certo grau de atenção. Devemos cuidar de cada costura, principalmente as da parte frontal e traseira da barraca. Apesar de estar grafado nas imagens, as laterais do habitáculo são opcionais. A prioridade mesmo são as costuras onde há contato direto com a chuva.

Barraca de camping Mor Luna 7 customização
Visão da parte traseira da barraca Mor Luna 7.

2) Aumento dos pontos de fixação do sobreteto. São apenas 6 espeques que seguram o sobreteto no lugar correto, sendo 3 de cada lado. Por ser uma barraca muito alta, a coluna de ar na lateral pode exercer uma força muito grande, esforçando o elástico e o próprio tecido.

Ao invés de toda a força do vento ser segura por apenas 3 pontos, podemos implementar outros pontos mais nas laterais. Dessa forma, toda a força no tecido ocasionada pelo vento vai estar dividida, por exemplo, por 9 pontos de fixação (e não mais 3).

Barraca de camping Mor Luna 7 customização
Proposta para tensionar melhor e de forma mais equilibrada o sobreteto.

Quando distribuimos a força para tensionar o sobreteto por mais espeques, temos um ganho significativo na tensão do tecido, mas sem forçar em demasia cada ponto. Individualmente, cada ponto pode até estar com menos tensão do que na situação de fábrica mas, no conjunto, o sobreteto fica muito mais firme e esticado com esses espeques extras. Essa técnica também minimiza a chance do próprio sobreteto encostar no habitáculo com o vento.

3) Esticadores diretos no próprio tecido do sobreteto. Outra customização que pode ser muito bem vinda, é adaptar esticadores diretamente no tecido do sobreteto. Esse recurso é comum em outros modelos de barracas e pode ser uma segurança a mais para que o sobreteto não encoste nas paredes laterais do habitáculo. Veja a imagem abaixo:

Barraca de camping Mor Luna 7
Uma garantia extra para tentar evitar que o sobreteto encoste no habitáculo.

4) Aumento da impermeabilização. Talvez seja a parte mais cara do processo de melhorias. Mas, junto com o que foi citado anteriormente, pode realmente aumentar a coluna d'água para mais de 800 mm. Mas não dá para saber o quanto vai aumentar. Para saber os novos valores, precisaríamos sujeitar a barraca pós customização a testes específicos. Esse ganho na impermeabilização pode ser conseguido aplicando-se produtos como o Ecotextil ou o Schotchgard.

O Ecotextil é um impermeabilizante de tecidos nacional e garante uma proteção por cerca de 1 ano. O Schotchgard (da 3M) é importado mas pode ser encontrado facilmente no "mercadolivre".


Impermeabilizantes para barracas
Impermeabilizantes para tecidos.

Vale lembrar que não apenas o sobreteto carece de um reforço no impermeabilização, mas a parte frontal e traseira do habitáculo também.

Bom, acho que é isso.

Comentários